Da tabelinha ao DIU: como escolher o melhor método anticoncepcional?

Quais são os métodos anticoncepcionais naturais? Eles são eficazes?

Os métodos anticoncepcionais considerados naturais são aqueles baseados em tradições milenares e que não dependem de nenhuma interferência externa no corpo, como tabelinhacoito interrompido e medição de temperatura e de muco vaginal.

Segundo os médicos, exceto o coito interrompido, todos são eficazes, mas apenas para mulheres que têm o ciclo menstrual regulado. Isso porque só é possível engravidar na fase do ciclo em que há óvulos disponíveis – logo, ao evitar relação sem camisinha no período fértil, não haverá fecundação. Mas é importante ressaltar que as secreções do pênis na fase de excitação podem ter espermatozoides e, por isso, o coito interrompido pode falhar.

“O muco vaginal se altera de dois a três dias antes da ovulação, e permanece alterado até uns dois dias depois. Por conta da elevação dos hormônios, deixa de ficar viscoso e passa a ter um aspecto cristalino, semelhante à clara de ovo. Ao pegar entre os dedos e abri-lo, gera um filamento que não se rompe, como se fosse um queijo derretido”, descreve Pupo.

Já a temperatura vaginal fica cerca de dois graus mais alta no período fértil. Por isso, a mulher deve medi-la todos os dias com um termômetro e avaliar quando acontece essa alteração. De preferência, os três métodos devem ser combinados para uma medição de ciclo menstrual mais efetiva.

“Se a mulher tiver um ciclo muito regulado e fizer todas as medições certinho, ela terá entre 10% e 20% de chance de engravidar”, calcula Gustavo Maciel, ginecologista do Fleury Medicina e Saúde. A título de comparação, a probabilidade de engravidar utilizando camisinha gira em torno de 5%.

Maciel alerta, no entanto, que poucas mulheres têm a disciplina e o controle necessários em relação ao seu corpo e ao ciclo menstrual para garantir a eficácia desses métodos. Por isso, eles não são tão recomendados.

  • Vantagens: não interferem no funcionamento do organismo, não causam efeitos colaterais e não têm prazo de validade;
  • Desvantagens: têm uma eficácia menor que os outros métodos, só funcionam para mulheres com ciclo extremamente regulado e não apresentam efeitos positivos contra acne, ovário policístico e outros problemas.